WWDC 2013: OS X Mavericks

Depois dos números e um pouco de robótica chegou o momento de falar sobre Macs, e a apresentação ficou por conta de Craig Federighi  que começou apresentando novo OS X, para não fugir do protocolo o inicio feio com os números.


São 72 milhões de Macs sendo usados em todo o mundo, o dobro de 5 anos atrás. O novo iMac é o desktop #1 em vendas nos EUA, assim como o MacBook é o #1 em notebooks. Em média o Mac cresceu 15% nos últimos 5 anos.

O OS X Mountain Lion, já tem mais de 28 milhões de cópias vendidas. Para dar um descontraída na platéia a Apple fez primeiro uma brincadeira, dizendo que o nome de felinos estava terminando, o executivo brincou e disse que o novo OS X se chamaria Sea Lion (leão-marinho). Mas na verdade, a Apple pensou no lugar onde tudo é construído, a República da Califórnia. É o novo tema começou com o nome Mavericks, uma praia de lá muito famosa por suas ondas. Provavelmente os próximos OS X também venham com nomes de locais famosos da Califórnia.


Sem muitas mudanças visuais o foco é em tecnologia, com melhorias em bateria, performance e recursos avançados, a primeira novidade anunciada são as abas (as quais podem ser mescladas numa única janela) e tags no Finder, pedido de muitos usuários há anos. Falando sobre as tags, elas são coloridas e podem ser adicionadas em caixas de diálogo, pelo iCloud, tudo sincronizado e funcional com o Spotlight.


O suporte a múltiplos monitores foi melhorado. Sobre baterias, a Apple parece ter feito um bom trabalho. O Mavericks junta os vários processos de apps para que haja mais tempo de ociosidade entre eles, reduzindo o uso de CPU em até 72%. Já sobre memórias, os ganhos chegam a 50% no geral!


E claro, sistema novo, Safari novo, com uma nova tela inicial e coluna lateral, a qual reúne Favoritos, Lista de Leitura e um novo recurso chamado Links Compartilhados (que traz links de Twitter e LinkedIn dos seus contatos). Ele também vem com grandes melhorias em JavaScript, uso de processo por abas, economia de energia, otimização de uso de abas em plano de fundo e mais. A rolagem em sites populares foi bastante aprimorada, especialmente em páginas com gráficos Retina.

Agora, o Safari sugere senhas automaticamente para o usuário e as grava no iCloud, sincronizando em todos os dispositivos. Ao chegar a um campo de cartão de crédito, o Safari já mostra a sua lista de cartões salvos, praticamente a mesma coisa que o famoso app 1Password faz.

Melhorias também nas notificações, que, agora é possível responder mensagens diretamente nelas, sendo possível até mesmo apagar emails por ali. As chamadas do FaceTime usam as Notificações do OS X, também com ações de rápido acesso. O Mavericks também mostra agora as notificações perdidas direto na tela de login, depois que o Mac volta do sleep e apps são atualizados enquanto o Mac dorme, em plano de fundo.

O app nativo Calendário ganhou uma interface simplificada e sem skeumorphismo, o qual ficou simplesmente lindo. Ele se integra melhor ao Facebook, traz um Inspector melhorado com previsão do tempo e mapas.


Falando em mapas, eles também ganharam um aplicativo nativo para OS X. Todos os recursos estão lá, incluindo busca de locais, Flyover, direções, informações, etc. Rotas feitas no Mac podem ser enviadas ao iPhone com dois cliques, bastando desbloquear o iPhone e seguir a navegação, os desenvolvedores receberão um SDK para integrar os mapas em apps para Mac.


Outra novidade é o iBooks, que também chegou ao OS X! Toda a biblioteca de 1,8 milhão de livros da iBookstore agora disponível para Macs e com sincronização automática, via iCloud, com iGadgets.


Postar um comentário