WWDC 2013: iOS 7

Na minha opinião tudo que foi apresentado até aqui já é motivo para estarmos felizes e ver que a Apple está trabalhando bastante e melhorando seus produtos, mas não termina aqui, por final ela apresentou o assunto mais esperado pelas pessoas, o novo iOS 7.


Com mais de 600 milhões de iGadgets vendidos até hoje e o crescimento é incrível: na WWDC 2012, eram 375 milhões de aparelhos vendidos, com um uso médio bem acima de dispositivos com Android. “As pessoas não só usam os iGadgets mais, elas amam eles mais”, disse Tim Cook.

Falando do iOS 7, trata-se da maior mudança no sistema desde que o primeiro iPhone foi lançado, trazendo novos recursos e uma interface totalmente renovada.


Nova tela bloqueada, uma interface mais flat, novas fontes, ícones renovados, nova paleta de cores, muita utilização de elementos translúcidos, etc. Segundo Cook, o iOS 7 é fruto de muita colaboração entre o time de design de Ive com o time de engenharia de Federighi.

O gesto slide to unlock continua o mesmo, mas a animação e a tela na qual digitamos o código para desbloquear o aparelho está diferente. Os ícones todos estão mais simples e com cores vibrantes. Tudo, absolutamente tudo foi redesenhado: Mensagens, Calendário, Game Center, Relógio, Bolsa, Bússola, Tempo, Mail…


Muitas animações também foram renovadas, além de elementos da interface que os quais não são mais chapados como antes, deixando que o usuário veja o conteúdo por baixo. As pastas agora suportam múltiplas páginas.

Sobre bateria, ele explicou que o iOS fará o gerencimento de apps de acordo com o uso do usuário, de forma dinâmica/inteligente. Apps ficarão rapidamente disponíveis de acordo com o uso da pessoa e o sistema de adapta em termos de atualizações, uso de redes, notificações, etc. Se a pessoa for usuária assídua do Facebook, por exemplo, seu News Feed ficará sempre atualizado.


Outra novidade comentada nos rumores foi AirDrop, que realmente chegou ao iOS, facilitando e muito a troca de arquivos. Será possível enviar imagens com dois toques para amigos próximos. É possível compartilhar arquivos com múltiplas pessoas ao mesmo tempo.

O app Câmera também foi renovado e vem com modelos de fotos quadradas, vídeos, fotos e panorama. Além disso, traz vários filtros nativos (bem ao estilo Instagram). As fotos não precisam mais ficar em uma lista interminável, e sim separadas por “Momentos”, categorizadas automaticamente, com base em localização e data/hora.


Achou muita mudança até aqui? Calma, pois ainda tem o Eddy Cue, vice-presidente sênior de softwares e serviços para internet, que subiu ao palco para falar sobre a Siri. Ela também incorpora um novo visual e, aparentemente, uma nova voz em inglês. Os resultados também são mostrados de forma um pouco renovada, com uma onda de rádio no rodapé. A Siri aceita novos comandos, como ligar o Bluetooth ou aumentar o brilho da tela, integra Twitter, Wikipédia e até mesmo busca via Bing.


O iOS 7 também virá com uma nova App Store. Ela mostrará apps populares com base na sua localização e também atualizará apps automaticamente. O sistema também conta com um novo reprodutor multimídia, sendo mais fácil navegar por suas músicas, filmes, programas de TV, etc.

O tão comentado o iTunes Radio também foi apresentado. Ele é integrado ao app Música e o usuário pode criar suas próprias estações (baseadas em artistas/bandas, músicas ou gênero musical), assim como “pular” uma determinada faixa.


É bem fácil olhar o seu histórico e, é claro, comprar o que quiser na iTunes Store. E o bacana é que o iTunes Radio funciona em todo lugar: Mac, iGadgets e Apple TV.

O iTunes Radio é gratuito com propagandas, mas assinantes do iTunes Match (US$25 por ano) não veem propagandas! Ele será lançado primeiramente nos Estados Unidos, mas com o tempo chegará a outros países, aparentemente ele funcionará só online, via streaming.


Mereceu destaque também o Activation Lock. Se um ladrão tentar desligar o Buscar Meu iPhone ou limpar o aparelho como um todo, o iGadget não conseguirá mais ser reativado.

São mais de 1.500 novas APIs para desenvolvedores, de todos os tipos. O iOS 7 beta para iPhone está disponível para desenvolvedores, a versão para iPads chegará dentro de algumas semanas; para o grande público, ele chegará na nossa primavera. O novo sistema será compatível com iPhones 4 ou superior, iPods touch de quinta geração, iPads 2 ou superior e iPads mini.


Postar um comentário