Microsoft anuncia XBox One

Sei que esse post está vindo com um pouco de atraso, afinal muita gente já deve ter visto sobre o que vou falar em outros sites ou blogs pela web, mas devido ao trabalho não foi possível postar antes.


Essa semana a Microsoft anunciou seu mais novo console de games, o Xbox One, depois de muito boato e especulação ele chega para trazendo boas novidades e algumas criticas e piadas pelo seu novo design quadro, estilo video cassete. A explicação para o nome veio devido ao fato de seus novos planos para a indústria de entretenimento, e deixou claro que games não são mais o foco. 

A ideia agora é agregar todas as funções de games, vídeo, TV, música, comunicações, tudo em um só aparelho. Um all-in-one (tudo em um). Ao contrário de seus principais concorrentes nesse segmento, Sony e Nintendo que tem como seu foco principal os games.


As especificações do XBox One são bem similares ao PlayStation 4, e novamente temos uma arquitetura de PC, o que é ótimo, acabaram os problemas de desenvolvimento devido plataformas malucas (exceto com o Wii U), então vamos a elas.
  • Processador AMD de oito núcleos e litografado no processo de 40 nanômetros, com GPU integrada;
  • 8 GB de memória RAM DDR3;
  • HD de 500 GB Microsoft;
  • Drive de Blu-ray;
  • Conexão Wi-Fi Direct, três portas USB 3.0 e suporte a HDMI, entrada e saída;
  • Novo Kinect com câmera de 1080p que captura vídeos em 30 fps;
  • Joystick redesenhado, mas muito próximo ao do XBox 360; 
Como já dito anteriormente, o foco principal não são os games e o que chamou atenção de quem acompanhava o evento foram recursos de interação com o console. Ao dizer “XBox, on”, o console liga e reconhece a voz do usuário, logando automaticamente. Não há mais uma tela de login. O controle também possui função de reconhecer o usuário, no momento em que você segura ele. O Kinect 2.0 foi aprimorado, sendo capaz de detectar até os batimentos cardíacos. Ele permitirá inclusive novos gestos de interface, como controlar o zoom da tela de um filme com um gesto de segurar as mãos e puxar, como se estivesse esticando a tela, ou a alternância entre serviços de TV, filmes e games, tudo pela voz e em tempo real. Eu gostei :)


Antes de vender seu Xbox 360 para adquirir o novo, calma, a A Microsoft confirmou que o XBox One não rodará os jogos do XBox 360, nem mesmo terá suporte ao títulos adquiridos como XBox Live Arcade, mas pelo menos eles garantiram que a pontuação que obtivemos ao desbloquear conquistas serão mantidas, assim como nossa Gamertag. :(

via Meiobit

A verdade sobre a internet no Brasil

Se você é brasileiro e usa internet seja por banda larga ou 3G (se é que existe 3G no Brasil), com certeza irá se identificar com o vídeo abaixo. Todas as palavras servem também para telefonia fixa e móvel em nosso país.


via Youtube

Google I/O 2013

Na tarde de ontem (15/05) foi realizado o Google I/O 2013, evento em que o Google apresenta ao mundo e principalmente aos desenvolvedores suas novidades e algumas coisas que a gigante das buscas vem trabalhando, seu principal foco são sim os desenvolvedores, mas muita coisa afeta nós usuários diários do Google. 


Vamos ver aqui nesse post um resumão do que aconteceu ontem e as principais novidades, talvez muitos possam achar que faltou inovação ou qualquer coisa, mas posso dizer que gostei bastante do que vi ontem e bem melhor ver um keynote com cara de keynote de tecnologia, bem ao estilo Apple, e não um espetáculo teatral como foi o lançamento do Galaxy S4.

Ao assistir a Google I/O 2013 eu pude perceber que esse ano o foco do Google foi nos serviços e não e fazer novo Android ou novos aparelhos (smartphones e tablet), mas sim em coisas que considero que devem realmente ser prioridade, serviços que usamos no dia-a-dia.

A keynote começou falando de números, 900 milhões de dispositivos Android. 70% do mercado. E 48 bilhões de aplicativos baixados. Sendo 2.5 bilhões só no último mês. Os desenvolvedores receberam mais nos últimos 4 meses do que no último ano.

Google Play Games Services

O Google Play Games Services é o como o Game Center da Apple, ele tem as funções sociais e de multiplayer, poderá guardar o avanço do jogo, tudo multiplataforma., ou seja, as novidades serão suportadas por jogos no Android, iOS e web, possibilitará tornar a experiência do usuário algo único. Fazendo uso de uma grande “família” de APIs, a novidade permitirá que os jogadores, por exemplo, iniciem um jogo no celular e continuem de onde pararam, mas utilizando o tablet.


Android Studio

Talvez esse um dos pontos que mais agradaram os desenvolvedores e que até então era um dos pontos fracos da plataforma de desenvolvimento. Agora temos o Android Studio, baseado em IntelliJ IDEA. Muito mais produtivo, ele permite ente várias de suas funcionalidades ver como o App vai ficar em diversos dispositivos ao mesmo tempo, isso com certeza economiza o tempo de muitos dos desenvolvedores e possibilita tornar o aplicativo compatível com a maioria dos devices.


Google Play Developer Console

Serviço de tradução de apps com base num nova APK, por volta de uns USD100, seu app será traduzido por uma empresa em até uma semana.

Google Play Music All Access

Serviço muito parecido ao Spotify e Rdio, permite que você envia as suas próprias músicas e ainda tenha acesso a biblioteca da Google Play, que conta com uma quantidade enorme de músicas. Tudo isso para USD 10/mês. (Opinião: É bom a Apple começar a se mexer nessa área, senão adeus iTunes)

Como já estamos acostumados, só Deus sabe quando e se o serviço estará disponível no Brasil. :(

Google+ Fotos

Um dos serviços que mais recebeu atualizações e destaque no Google I/O foi o Google+. Durante o evento o Google anunciou uma reformulação total do Stream, a página principal por onde os usuários acompanham as atualizações dos contatos.

A principal mudança e, talvez, a mais notada, foi a divisão do Stream em até três colunas, dependendo da resolução da tela do usuário. A interface, que ficou muito similar a do app do Google+ para iPad, dividindo melhor o conteúdo pela tela ao remover a barra lateral esquerda do serviço. Agora, o menu sobrepões o conteúdo ao se passar o mouse sobre “Início”, mas é ocultado automaticamente depois.


Um recurso dentro das melhorias no Google+ que chamou a atenção foi sem dúvida as fotos, a partir de agora o Google escolhe para você quais são as melhores para serem compartilhadas. É o Highlight. Verificando se a foto está borrada, com uma exposição bacana, tem pessoas, monumentos, etc, depois disso é feita a seleção. As fotos também são aprimoradas automaticamente com redução de ruído, tira rugas, identificação de monumentos, faces, etc. E para concluir efeitos Awesome, animação quadro-a-quadro e panorama automático. HDR


Galaxy S4 Google Nexus

Era esperado por muitos a apresentação de um novo aparelho Nexus, mas não foi dessa vez. O Google vai disponibilizar uma versão desbloqueada do S4 com Android 4.2 puro a partir do dia 25/06 por USD 649.


O objetivo do lançamento é levar, até o usuário do S4, aparelho Android que apresenta hoje o melhor hardware, a mesma experiência que os proprietários do Nexus têm. O modelo será vendido desbloqueado por US$ 649 na Google Play, será o modelo 4G LTE compatível com as operadoras AT&T e T-Mobile e terá 16 GB de armazenamento.

Se você esperava por algum novo Android, vai ter que esperar um pouco mais, pois nada sobre uma nova versão foi comentado.

Google Play for Education

Em particular foi uma das coisas que me animou bastante durante o evento, o Google Play for Education além de facilitar a busca de conteúdo educacional, tem como propósito facilitar também a distribuição de conteúdo. Ao invés de usar cartão de crédito, professores podem usar a conta da instituição de ensino para comprar um lote de aplicativo e já disponibilizar nos dispositivos dos alunos.


Hangouts

O mais recente serviço de mensagem do Google tem tudo integrado e multiplataforma, inclusive desktop. Conversa em texto ou vídeo, compartilhamento de fotos, multi conta, histórico salvo na nuvem são algumas características do Hangouts. O novo bate-papo unifica todos os serviços de IM da empresa, o que facilita a comunicação com os contatos, esteja no produto que estiver.


O Hangouts já está disponível na Google Play, App Store e Chrome Web Store.


Google Search 

A busca por voz foi aprimorada esta quase uma conversa, Conversional Search, parecido com o Google Now e estará presente também no Chrome. Já o Google Now vai receber novos cartões: Lembretes, Músicas, Séries de TV, Livros, Transporte Público e Video Games.

Google Maps

O serviço de mapas mais usado no mundo integrou o “FourSquare” com as recomendações e o “Waze” com as melhores rotas para um determinado lugar. Mapas in door, isso tornará possível geolocalizar pessoas dentro de um shopping por exemplo. Ele ganhou também uma integrou com o Google Earth.


Essas são talvez as principais novidades do Google I/O 2013, sei que o post ficou meio extenso, mas devido ao tempo não deu para dividir em vários posts. O que você acho? Deixe sua opinião nos comentários.

via Coca Tech, Google Discovery, The Verge

Lançado o Debian 7.0 “Wheezy”

Depois do lançamento do Ubuntu 13.04 no ultimo dia 25/04, agora é a vez da distribuição que deu vida ao Ubuntu ou como eu gosto de chamar, distribuição mãe, e na minha humilde opinião até hoje uma das melhores, estou falando do Debian que chegou após muitos meses de constante desenvolvimento, a distribuição chega a sua nova versão estável 7.0 (codinome Wheezy).


Entre as novidades a nova versão do Debian inclui vários recursos interessantes, tais como suporte à multiarquitetura, várias ferramentas específicas para implantar nuvens privadas, um instalador melhorado, e um conjunto completo de codecs de multimídia e front-ends que eliminam a necessidade de repositórios de terceiros.

Talvez o mais esperado pelos usuários seja o suporte à multiarquitetura, um dos principais objetivos de lançamento do Wheezy, permitirá aos usuários do Debian instalarem pacotes de múltiplas arquiteturas na mesma máquina. Isso significa que você agora pode, pela primeira vez, instalar tanto programas de 32 quanto 64 bits na mesma máquina e ter todas as dependências relevantes corretamente resolvidas, automaticamente. E tem gente que diz que Linux é coisa difícil.. rs

Uma quantidade grande de softwares foram atualizados, segue uma lista dos principais abaixo:
  • Apache 2.2.22
  • Asterisk 1.8.13.1
  • GIMP 2.8.2
  • uma versão atualizada do ambiente de área de trabalho GNOME 3.4
  • Coleção de Compiladores GNU 4.7.2
  • Icedove 10 (uma versão sem marca do Mozilla Thunderbird)
  • Iceweasel 10 (uma versão sem marca do Mozilla Firefox)
  • Espaços de trabalho KDE Plasma e Aplicativos do KDE 4.8.4
  • kernel kFreeBSD 8.3 e 9.0
  • LibreOffice 3.5.4
  • Linux 3.2
  • MySQL 5.5.30
  • Nagios 3.4.1
  • OpenJDK 6b27 e 7u3
  • Perl 5.14.2
  • PHP 5.4.4
  • PostgreSQL 9.1
  • Python 2.7.3 e 3.2.3
  • Samba 3.6.6
  • Tomcat 6.0.35 e 7.0.28
  • Xen Hypervisor 4.1.4
  • o ambiente de área de trabalho Xfce 4.8
  • X.Org 7.7
  • mais de 36.000 outros pacotes de software prontos para uso, construídos a partir de cerca de 17.500 pacotes fonte.
Assim o Debian mais uma vez permanece fiel ao seu objetivo, ser um sistema totalmente estável e um sistema operacional universal. É adequado para muitos casos diferentes de uso: de sistemas desktop a netbooks; de servidores de desenvolvimento a sistemas de cluster; e para servidores de banco de dados, web ou de armazenamento


As imagens de instalação podem ser baixadas agora mesmo via torrent (o método recomendado) ou HTTP. O Debian 7 estará disponível em breve em mídias de DVD, CD-ROM e Blu-ray a partir de vários fornecedores, também.

Se você quiser simplesmente experimentá-lo sem ter que instalá-lo, você pode usar uma imagem especial, conhecida como imagem live, disponível para CDs, dispositivos USB e montagens via netboot. Inicialmente, essas imagens estão disponíveis apenas para as arquiteturas amd64 e i386. Também é possível usar essas imagens live para instalar o Debian. Mais informações estão disponíveis a partir da página inicial do Debian Live.

via Revista Espirito Livre

Viber ganha versão para desktop

Amado por alguns, odiado por outros o App Viber vem buscando seu espaço e crescimento a cada dia. Para quem ainda não conhece ele permite que você realize chamadas de voz e troque mensagens de texto através do seu smartphone pela internet de graça e a qualidade da chamada normalmente é boa até mesmo via 3G. 


Em comemoração aos mais de 200 milhões de usuários, hoje a empresa lançou o Viber para Windows e OS X, que não só completa família de versões para iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry, como conversa entre eles e adiciona os recursos já esperados para uma suite desktop.

Uma das grandes novidades que o aplicativo trouxe para o desktop é o suporte a chamadas de vídeo em alta definição. Por enquanto, apenas em chamadas entre computadores, mas é muito provável que os aplicativos móveis também recebam esse novo recurso.


Ao instalar o aplicativo ele pedirá o número de seu celular, e mandará para ele um código de ativação. A partir daí ambos estarão linkados, permitindo inclusive que você inicie uma chamada de voz no desktop e transfira para seu smartphone. Além disso os usuários poderão sincronizar suas conversas entre os dispositivos e escolher apagá-las apenas em um deles se desejarem.

Para quem já usa no smartphone e também quiser testar é só clicar aqui e baixar o app de graça.

via Tecnoblog e Meiobit

MacBooks na lista dos melhores notebooks com Windows

Recentemente a empresa Soluto, divulgou uma lista de 10 notebooks com Windows com o melhor desempenho do mercado, até ai nenhum problema, mas um detalhe chamou muito atenção dos nerds, geeks e especialmente dos "Mac Fã Boys", entre esses 10 laptops, dois eram MacBooks.

A Soluto decidiu testar o Windows nos laptops da Apple, que obtiveram ótimos resultados. O MacBook Pro de 13 polegadas foi apontado como o melhor de todos, enquanto o MacBook Pro de 15 polegadas com tela Retina ficou na sexta posição.


Segundo a empresa, muito deste resultado se deve ao fato de que o Windows instalado nestas máquinas não tenham os softwares desnecessários que outras fabricantes empurram junto com seus produtos. A própria Soluto afirma que o mais justo seria instalar o sistema zerado em todas as máquinas mas a empresa diz "preferir testar os produtos como eles estão disponíveis no mercado".

Os critérios levados em conta para os testes são os mais frustrantes possíveis. Durante os testes, eles anotaram quantas vezes os programas apresentavam erros fatais, travavam, quantas vezes a "tela azul da morte" foi exibida, o tempo de boot e a média de aplicações executadas no plano de fundo.

Uso diariamente Mac, Windows e Linux, posso dizer que o desempenho do Windows no MacBook é muito bom, e não só do Windows, o Linux também se comporta perfeitamente no Mac, prova disso é o próprio fundador do linux, Linus Torvalds que possui um MacBook Air de 11 polegadas, devido ao ótimo desempenho com o sistema do pinguim.