OS X 10.8 Mountain Lion

Surpreendendo boa parte do seus usuários e sem muito alarde a Apple divulgou ontem (16/02) que a nova versão do sistema operacional dos Macs está chegando. O OS X 10.8 Mountain Lion que já está disponível  em versão preview para os desenvolvedores, e será oferecido aos usuários já a partir da primeira metade do segundo semestre deste ano. O que surpreendeu mesmo foi a divulgação no novo OS X praticamente 6 meses após o lançamento do OS X Lion que aconteceu em julho de 2011.

Assim como ocorreu com o Lion a influencia do iOS é forte e evidente. Entre as influencias estão Notification Center, mirroring via AirPlay (leva a imagem da sua tela a um Apple TV, com som stereo), Game Center (e o Game Kit, facilitando o desenvolvimento de jogos multiplataforma e multiplayer), Reminders, o cada vez mais popular iMessage (que virá como parte do iChat, cujo nome vai mudar para Messages), suporte mais avançado ao iCloud (incluindo a sincronização transparente de documentos, lembretes e anotações) e a integração com o Twitter.

Há mudanças nos apps clássicos do OS X também: o iChat virou Messages (está disponível para download em versão beta), o iCal virou Calendar e o Address Book agora se chama Contatos. A chegada do Reminders e do Notes (que já existiam no iOS) fez sumir a funcionalidade de anotar pendências no iCal e de anotações no Mail, e assim por diante.


Um recurso simples e interessante é o botão de compartilhamento, também uma influência clara e direta do iOS, e que virá associado a boa parte dos conteúdos suportados pelo Mountain Lion: fotos, vídeos, links e mais. Por meio dele, as opções de compartilhamento (via Mail, Messages, Flickr, Vimeo(!), Twitter e mais ficarão centralizadas e facilmente acessíveis.

Nova central de notificações, que na aparência é idêntica à do iOS. As notificações aparecem de forma breve e discreta, e com um gesto para a esquerda você pode ver uma lista ordenada com todas as atualizações recentes: e-mails recebidos, alertas de programas, lembretes da agenda, etc.


O suporte ao iCloud não se resume às sincronizações de documentos e do conteúdo de apps como o Reminders e o Notes: agora, ao fazer login no Mac com seu Apple Id, o iCloud é configurado automaticamente ao longo de todo o sistema, com a promessa de manter seu e-mail, agenda de compromissos, contatos, documentos e mais atualizados em todos os sistemas que você usa – ou seja: alterou algo no Mac, vai se refletir no iPad e iPhone automaticamente, e vice-versa. Apps com suporte ao armazenamento no iCloud terão opções diferenciadas para salvar e abrir documentos: uma para a estrutura de arquivos local, outra para trabalhar diretamente no iCloud.


O prazo curto entre o 10.7 e o 10.8 não deve ser visto como uma exceção: segundo a Apple, de agora em diante as atualizações deste porte seguirão um calendário anual, aproveitando a expansão da plataforma Mac como um todo.

via br-mac

Postar um comentário