Microsoft pula Windows 9 e anuncia Windows 10

Hoje (30/09) foi mais um dia de novidades no mundo da tecnologia, sem a grande repercussão dos anúncios da Apple, foi vez da Microsoft mostrar ao mundo a próxima versão do sistema mais utilizados em PCs, o Windows.


O novo Windows funcionará em uma série de dispositivos diferentes, de smartphones com telas pequenas a computadores com monitores gigantes. Depois do Windows 8, teremos o Windows 10. Isso mesmo, não escrevi errado, esse será o nome da próxima versão do "janelas". O anúncio foi feito por Terry Myerson, vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft.


A ideia da Microsoft é unificar seus produtos. Agora que o Windows Phone e os computadores com Windows suportam aplicativos universais, isto é, que rodam no desktop, smartphone e tablet, chegou a hora de unificar também a loja de aplicativos, o que deverá fortalecer o ecossistema da Microsoft. Isso também significa que a marca “Windows Phone” deixa de existir: os futuros smartphones rodarão Windows 10 (sem desktop, claro).


No desktop, a principal novidade é a volta do menu Iniciar, um misto do menu antigo, que lista os programas instalados no computador, com a tela inicial do Windows 8, composta por Live Tiles que exibem informações dinâmicas. Os aplicativos modernos, que antes eram exibidos em tela cheia, poderão ser executados em uma janela na área de trabalho. O Windows 10 ainda terá a capacidade de gerenciar múltiplas áreas de trabalho, como já fazem o OS X e as principais distribuições Linux (que já fazem isso a anos).


Outras novidades incluem a possibilidade de colar texto com o comando Ctrl+V no Prompt de Comando e melhorias para ambientes corporativos: o Windows 10 será capaz de separar dados pessoais e corporativos em um mesmo dispositivo.

A nova versão do Windows será lançada em 2015, depois da conferência para desenvolvedores Build, em abril, quando a Microsoft revelará mais detalhes sobre os aplicativos universais.


Uma versão de desenvolvimento do Windows 10, o Technical Preview, será liberada a partir desta quarta-feira (01/10) aqui.

Via Tecnoblog

Postar um comentário