Lançado o Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn

Para os adeptos do software livre e principalmente do Linux essa semana foi semana de novidades, com o lançamento da nova versão do Ubuntu, distribuição Linux mais popular entre seus usuários. A distribuição desenvolvida pela Canonical lançada essa no ultimo dia 24/10 é o Ubuntu 14.10,  codinome Utopic Unicorn.


A nova versão traz alguns aprimoramentos funcionais, pequenas alterações visuais e pacotes atualizados: kernel Linux 3.16, LibreOffice 4.3.2.2, Firefox 33, Mesa 10.3.0, X.Org Server 1.16.0, Unity 7.3.1, entre vários outros.

Um destaque interessante é a disponibilização do Ubuntu Developer Tools Center, um conjunto de repositórios e ferramentas que promete facilitar o trabalho de desenvolvedores, especialmente daqueles que trabalham com Android. Em breve, também haverá compatibilidade com linguagens como Go e Dart.


Essa distribuição marca também os dez anos do Ubuntu. Tendo como base o Debian, a distribuição foi lançada em outubro de 2004 sob a numeração 4.10 e codinome Warty Warthog. Naquela época, a distribuição ficou conhecida, em parte, por ser oferecida em CDs. Era possível entrar no site do Ubuntu e pedir cópias para envio por correspondência. Normalmente, o pacote vinha com dois discos: um de instalação e um “live CD” que permitia a execução do sistema a partir da própria mídia.

O Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn pode ser baixado aqui. Se preferir pode fazer um teste neste link antes de baixa-lo.

Postar um comentário