Ubuntu 12.10, aquele que “evita a chateação” do Windows 8

A Canonical disponibilizou ontem (18/10) o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal, aquele que “evita a chateação” do Windows 8. O sistema operacional chega aos servidores uma semana antes do lançamento oficial do Windows 8 e a fabricante parece estar mais agressiva nas propagandas.


Vamos deixar o Windows de lado e falar do novo Ubuntu, afinal esse post é para falar das novidades da versão 12.10, pois bem, vamos a elas. A interface continua sendo o Unity, que ficou muito mais esperto, com vários recursos novos para facilitar a vida do usuário, e a Canonical parece ter esforçado em diminuir ao máximo a diferença entre a internet e o desktop. Mais de 30 sites funcionam com o Unity Web Apps, fazendo que esses sites funcionem como “aplicativos” dentro do Ubuntu. Ao acessar um desses sites, você é apresentado à opção de adicioná-lo ao lançador. A partir daí, ele passa a funcionar como um programa, com sistema de notificações, listas rápidas e todo o resto.

Ou seja, você não precisa mais manter o navegador aberto no Gmail para ver se chegou email novo, o ícone no lançador vai te avisar se houver algo novo. E essa é apenas uma possibilidade de uso do Web Apps.


O video abaixo ilustra essa integração que o WebApps cria.


O sistema de Previews também se faz presente, tornando a navegação por fotos, músicas e afins muito mais simples e completa. E já que nem mesmo saímos do Unity ainda, mais uma novidade: várias lentes novas, como a Social, que te permite acompanhar e atualizar diversas redes sociais sem nem mesmo sair do lançador:


Uma novidades polêmica é a nova lente de compras. Com ela, a cada vez que você fizer uma busca no Unity serão exibidos produtos em lojas como a Amazon. Ao clicar em alguns desses produtos e realizar uma compra, a Canonical ganha uma parte da compra de comissão. Ela fica ativa por padrão ao instalar o Ubuntu, mas pode desligada nas configurações de privacidade, mas ainda assim muitos estão considerando essa manobra da Canonical um pouco ousada demais.

O Centro de Software do Ubuntu também ganhou uma remodelada, ficando mais rápido tanto na navegação quanto na instalação e integração com a busca do Unity. Instalar programas no Ubuntu está cada vez mais fácil.

O WebUPD8 compilou essas e outras novidades em vídeo, facilitando assim o entendimento de algumas funções:


Sem duvidas o Ubuntu 12.10 trouxe boas novidades e melhorias, sendo muito bem vindo entre os adeptos do software livre e possibilitando uma boa experiencia para quem chega está chegando, ou quer ser aventurar no Linux.

O download pode ser feito nas versões 32-bit e 64-bit. Lembrando que é possível testar o Ubuntu antes de instalar. Aproveite, faça um teste, use por alguns dias e “Evite a dor do Windows 8″.

Ubuntu 13.04 Raring Ringtail


Juntamente com o lançamento da versão 12.10 a Canonical já deu as primeiras informações sobre o Ubuntu 13.04, que terá o nome: Bassarisco Ávido. Em inglês, mantém o padrão de usar um adjetivo + um animal mantendo uma ordem alfabética: Raring Ringtail. “Ávido” pode ser interpretado também como “insaciável” ou  ”cheio de entusiasmo”, é possível entender que a Canonical pretende fazer o que estiver ao alcance dela para adaptar o Ubuntu aos novos tempos (smartphones, TVs e tablets). Mas e Bassarisco? Bem, esse bichinho é um primo do guaxinim, conhecido como Ringtail lá fora porque, a cauda dele é anelada.

via Tecnoblog

Postar um comentário