Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin)

Continuando as novidades da semana, hoje foi a vez do pessoal do software livre fazer festa, a Canonical lançou a poucas horas o Ubuntu 12.04 LTS, codinome Pangolim Preciso, distribuição linux mais popular no mundo.


Interessante destacar que a versão 12.04 do Ubuntu é LTS (Long Term Support). Versões LTS possuem o tempo de suporte ampliado para cinco anos. Significa que a Canonical continuará lançando atualizações e correções de segurança para essa versão do Ubuntu até 2017. Outro ponto importante é que Canonical focou todos seus esforços em uma versão estável e de qualidade, evitando mudanças grandes no sistema e novidades que pudessem apresentar problemas futuros. Então não esperem uma revolução visual.


Tanto a tela de login quanto o Unity ficaram muito mais bonitos e rápidos, trazendo uma série de ajustes finos. Por exemplo ao mudar o papel de parede, todo o esquema de cores do lançador é alterado automaticamente para combinar com a cor predominante do papel de parede. O Video Lens também foi atualizado e tornou-se parte do Unity, permitindo procurar por vídeos na internet em diversos serviços. O instalador de programas agora adiciona os programas recém-instalados automaticamente no lançador, e uma barra de progresso permite ver rapidamente como está a instalação.


O download do Ubuntu 12.04 LTS pode ser feito direto no site da Canonical ou através dos torrents também disponíveis lá. Se você já está usando o Ubuntu e quiser fazer a atualização, é só digitar os comandos abaixo no terminal:
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
update-manager -d

Postar um comentário